segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TEXTOS I, II e III - Baseados no livro Memórias D'África (Carlos Serrano, ed Cortez)

ÁFRICA E BRASIL: vínculos e complementaridades


Brasil e África têm diversos pontos em comum:

 a tropicalidade, a diversidade do meio natural, a multiplicidade cultural e religiosa;

 além disso, o continente africano está enredado na vida social e cultural brasileira por conta de 350 anos de tráfico de escravos;

 entre 40% e 60% da população brasileira possui alguma ascendência africana, transformando o Brasil no segundo país negro do mundo;

 a influência de línguas africanas no português brasileiro é notável; e

 o refluxo de africanos ex-escravos em direção à África foi de grande importância social ao marcar a presença brasileira em terras africanas.

O Brasil é um país extraordinariamente africanizado; é comum que na África se ignore que certo prato ou costume veio do Brasil, como, entre nós, esquecemos de quanto nossa vida está impregnada de África. O escravo ficou dentro de todos nós, qualquer que seja nossa origem.


 PALOP é a sigla que se refere aos países que adotaram a língua portuguesa como oficial. Eram 5: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe; mas em 2007 a Guiné Equatorial, ex-colônia espanhola, adotou também o português como língua oficial.


I A PERCEPÇÃO DA ÁFRICA

O imaginário europeu desqualificou o continente africano e seus habitantes, assim como, em outros momentos, fizeram contra bárbaros, ciganos, judeus, muçulmanos...

O continente assolado pelo calor foi imaginado, na Europa Medieval, habitado por seres humanos inferiores e semi-humanos além de monstros. No século XIX a África se torna cenário das ambições europeias de “civilizar” o mundo; assim, o continente africano foi dividido e reorganizado de acordo com as ambições de países europeus ignorando o modo como o espaço africano era organizado.

Hoje, a conquista da independência pelos povos africanos iniciou nova desqualificação do continente, que agora é o domínio da pobreza, da anarquia, do subdesenvolvimento, das doenças, das guerras tribais, dos golpes de Estado, do analfabetismo, dos refugiados, da seca e da falta de solução para os problemas. É o afropessimismo, que objetiva a submissão do continente africano ao mundo ocidental economicamente, socialmente e politicamente.



II O ESPAÇO AFRICANO

GEOLOGIA E RELEVO - A base do território africano é um velho planalto datado de cerca de 4 bilhões de anos. Boa parte do continente tem relevo bastante erodido de baixas altitudes (600 a 700 m). Basicamente o continente é constituído por um grande planalto interrompido por depressões, montanhas e maciços. Na parte sul do Brasil e da África existem duas grandes bacias de mesma história geológica, a Bacia do Paraná e a Bacia do Karoo.

Falando em depressões, o Vale da Grande Falha é uma fratura que se prolonga desde a Síria e a fossa do Mar Morto, no Oriente Médio, e adentra pelo Mar Vermelho, centro da Etiópia e interior do continente. Essa falha tem vulcões nas bordas e lagos, como a região dos Grandes Lagos. Entre os vulcões estão o Kilimanjaro e o Ruwenzori. Nesse Vale se encontra diversos fósseis humanos, como a Lucy, uma mulher australopiteco de mais de 3 milhões de anos encontrada em 1974.

As minas africanas fornecem abundantes minérios preciosos (ouro e diamantes), essenciais (ferro, cobre, manganês, estanho e bauxita) e estratégicos (urânio e cobalto), de origem em terrenos geologicamente muito antigos. Os recursos energéticos (petróleo, carvão e gás natural) estão localizados em áreas sedimentares distribuídas por toda África.

A região da Franja de Cobre ao sul da Rep. do Congo é o sítio mais importante do mundo em cobre, rádio e cobalto. A República Sul Africana é outro grande produtor de minérios: carvão, amianto, cobre, ouro, urânio, cobalto, tungstênio, platina, ferro, manganês, cromo, asbesto, níquel, chumbo, diamante e gás natural. A Zona Diamantífera africana se entende pela Namíbia, Angola, Tanzânia, Rep do Congo e Rep Sul Africana. Jazidas de fosfato ocorrem no Saara Ocidental e de bauxita na Guiné. Petróleo é abundante na Argélia, Nigéria e Angola além do Tchad.

Cerca de 40% do potencial hidrelétrico está na África e o potencial de energia solar é o maior do mundo, mas nem o potencial hidrelétrico é aproveitado nem a energia solar. Os minérios não trazem desenvolvimento aos países africanos isso porque as mineradoras são estrangeiras que enviam suas produções para o exterior, não revertendo seus lucros em benefícios para os países de onde extraíram os minérios.

HIDROGRAFIA – Apesar de ter maior disponibilidade de água que Ásia e Europa, os africanos possuem o menor acesso à água do mundo, além disso, em muitas partes há abundância de água, enquanto em outras, a falta é grande.

A Rep do Congo, junto com Brasil, EUA, Canadá, China, Índia e Rússia formam o G7 da água, reunindo 40% de toda água de superfície do mundo. Boa parte das águas do continente (cerca de 35%) não corre para o oceano, correm para lagos e mares interiores. Isso explica área de lagos como o Lago Tchad.

O rio mais importante da África é o rio Nilo, considerado berço das civilizações abissínia, núbia e egípcia. Nascendo próximo ao Lago Vitória, o Nilo percorre pântanos, estepes e savanas, além do deserto do Saara até desaguar no Mar Mediterrâneo.

O rio Zaire ou Congo*1 forma uma das bacias mais irrigadas do mundo e serviu de eixo principal do Reino do Congo, lembrado no Brasil pelas congadas e maracatus.

O rio Níger nasce no maciço Futa-Djalon. No sul do Mali, o Níger se bifurca formando uma grande planície aluvial que ocupa parte do Sahel*2. É um rio de grande extensão de navegabilidade, algo incomum no continente.

O rio Zambeze percorre regiões formadas por planaltos e é cortado por várias cataratas. No curso desse rio se expandiu o Império do Monomotapa.

Outros rios como Senegal, Gâmbia, Okavango, Orange, Limpopo, Rufiji e Cuito são muito importantes para as regiões banhadas por eles, contribuindo para a cultura, história e ecologia das populações que moram em suas margens.

Dentre os lagos, os mais importantes são : Lago Vitória, Tanganica, e Niassa ou Malawi. Estes atingem grande profundidade por serem lagos tectônicos, ou seja, formados na área de fendas.

O Lago Tchad é compartilhado por 4 países: Nigéria, Níger, Camarões e Tchad e passa por sérios problemas de agressões ambientais que podem fazê-lo desaparecer.

Um fato complicador é que quase todas as bacias são compartilhadas, o que gera conflitos quanto à utilização da água.
....................................................................................................................................................................................................................
*1 A palavra Congo se origina do povo Bakongo, que vive no trecho final deste rio.



*2 O Sahel (do árabe ساحل sahil, que significa “costa” ou “fronteira”) é a região da África situada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis a sul, que forma um corredor quase ininterruptodo Atlântico ao Mar Vermelho.Normalmente, incluem-se no Sahel o Senegal, a Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, a parte norte da Nigéria, o Chade, o Sudão, a Etiópia, a Eritreia, o Djibouti , a Somália e Cabo Verde



VEGETAÇÃO - A África, localizada em área tropical e constituída de diversas altitudes e latitudes, tornou-se palco para o surgimento de variadas formas de vida. Por isso, a Rep Democrática do Congo e Madagascar, junto ao Brasil, integram a lista de nações concentradoras de megadiversidade *3 .

Nas regiões de clima quente e úmido onde chove muito, ocorrem florestas equatoriais como a Floresta Guineana, a Floresta do Congo e a Floresta Pluvial de Madagascar. No Brasil, a Floresta Amazônica é a correspondente deste tipo vegetal. No interior do continente, de clima mais seco, ocorrem as savanas, e no Brasil, os cerrados. Nas costas africanas ocorrem mangues, lagunas e lagoas tal qual no Brasil.

A grande marca do continente africano se relaciona com os desertos: Saara, Kalahari, deserto Namibe e trechos do Chifre Africano como Ogaden. O Saara (palavra árabe que significa deserto) ocupa 30% do continente. No limite sul desse deserto, o território semiárido com estepes é chamado de Sahel (em árabe, margem).

Diversos oásis ocorrem nesses desertos e são povoados por agricultores, pastores e comerciantes. Diferente do que se vê nos filmes, o Saara não é formado apenas por areia, mas também por solos formados por cascalhos e seixos. Os desertos são a casa de diversas etnias*4 como os tuaregues no Saara e os san no Kalahari.

A desertificação (o avanço das areias do deserto por outras áreas) tem aumentado nos últimos anos devido à práticas de agricultura e pastoreio tradicionais e também devido ao recuo da religião tradicional. O avanço das ideias dos europeus religiosas e políticas estaria favorecendo o desmatamento, pois a natureza deixa de possuir sentido religioso, sagrado, sendo vista como mero recurso que o ser humano pode usar sem problemas porque é um ser superior.

As savanas são caracterizadas por um tapete de gramíneas e árvores dispersas. É nessa vegetação que se encontram girafas, rinocerontes, leões, hienas, elefantes, lobos, chacais, leopardos etc, além das árvores como acácias, baobás e marulas. As etnias mais importantes das savanas são os senufo, mandinga e masai. Diversos Impérios africanos se desenvolveram também nessas áreas como o Mali e o Monomotapa. Esse bioma é um dos mais afetados com a desertificação.

As grandes florestas pluviais da África podem ser subdivididas em sub-regiões de tão diversificadas. São elas: Congolesa, Guineana e Malgache. A demanda por lenha tem eliminado florestas inteiras, além da agricultura.

Devido ao desmatamento as matas remanescentes não são suficientes para manter o ciclo da água, provocando épocas mais prolongadas sem chuva e incêndios florestais, mas um bom exemplo de recuperação ambiental é o Movimento do Cinturão Verde do Quênia, fundado por Wangari Maathai, professora universitária que deixou seu cargo em 1977 e se voltou para esse trabalho de conscientizar as mulheres para proteger e melhorar seu meio ambiente. Em 05 de junho de 1977, o projeto começou com o cultivo de 5 sementes. Em 1992 o projeto distribuiu 7 milhões de mudas, plantadas e protegidas por camponesas em 22 distritos do Quênia.
...................................................................................................................................................................................................................
*3 Apenas 12 países do mundo estão nessa lista além dos três já citados: Austrália, México, Colômbia, Equador, Peru, Índia, Bangladesh, China e Indonésia.



*4 Lembrando que ETNIA se refere às comunidades humanas de mesma língua e cultura, com estrutura política e social e está associada a um território e/ou uma religião.