Pesos Akan

Pesos Akan

Os povos da civilização Akan (do Gana, do Togo e da Costa do Marfim) são conhecedores de diferentes sistemas de escrita: um sistema gráfico (pesos que contém signos e letras), um sistema sonoro (linguagem dos tambores) e um sistema físico-plástico (pesos figurativos). Por isso, o título "pesos Akan" oferece apenas uma visão muito reduzida da função social das peças, por sublinhar unicamente o aspecto relativo a uma de suas funções. As figuras do “dja” (coleção de pesos) representam uma instituição sem igual no continente africano. Eles pontuam o ritmo da vida dos povos Akan, são verdadeiras correntes de transmissão do saber e iluminam o passado prestigioso da civilização Akan do ouro. Os “dja” simbolizam a soma dos conhecimentos humanos e cada peso uma parcela do conhecimento total.
Cada família conserva os dja que fazem parte do tesouro familiar. Para marcar o fim da sua tutela, o pai dá ao filho que se tornou adulto, uma parte do dja da família juntamente com uma balança, os pesos, uma colher e um pouco de ouro em pó.
Os pesos Akan são feitos a partir de diferentes materiais: cobre, ouro, moeda, pedra, madeira, estanho, bronze. Sobre as peças estão gravados sinais que evocam as mais antigas escritas humanas e também os elementos de base da geometria.
Segundo alguns pesquisadores, os pesos Akan, enquanto unidades de medição, serviram, desde o século XIV, para pesar o ouro que era comercializado com árabes. Para se adaptar às normas do Sahel, os Akan fabricaram dois tipos de peso: um baseado na unidade de medida islâmica, e o outro baseado no mithqal de pó de ouro (4,5 gramas). Quando os portugueses começaram a também realizar trocas com os Akan, estes criaram outros pesos em conformidade com a unidade de medida portuguesa. O mesmo ocorreu depois de 1600, para comercializar com os holandeses. Assim os Akan tiveram quatro jogos de pesos que usaram de acordo com os seus parceiros comerciais.
Mas não é só isso. Os dja de pesos figurativos são reveladores de um grande conhecimento e valor científico que constitui a biblioteca Akan: o universo, as ciências humanas e as ciências naturais estão presentes nos pesos figurativos; e os dja de pesos não figurativos representam, segundo o pesquisador marfinense Niangoran-Bouah, um sistema gráfico africano: alguns pesos contém signos alfabéticos, matemáticos e ideogramáticos.
Os pesos de pesar ouro, procurados por colecionadores do mundo inteiro por sua estética, são na realidade instrumentos que permitiram e permitem além de trocas econômicas, a transmissão do conhecimento no seio da civilização AKAN.
(por Acácio Almeida e Cleude de Jesus)