Cerrado
A extensa região central do Brasil compõe-se de um mosaico de tipos de vegetação, solo, clima e topografia bastante heterogêneos. O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, superado apenas pela Floresta Amazônica. São 2 milhões de km2 espalhados por 10 estados, ou 23,1% do território brasileiro. O Cerrado é uma savana tropical na qual a vegetação herbácea coexiste com mais de 420 espécies de árvores e arbustos esparsos. O solo, antigo e profundo, ácido e de baixa fertilidade, tem altos níveis de ferro e alumínio.
Este bioma também se caracteriza por suas diferentes paisagens, que vão desde o cerradão (com árvores altas, densidade maior e composição distinta), passando pelo cerrado mais comum no Brasil central (com árvores baixas e esparsas), até o campo cerrado, campo sujo e campo limpo (com progressiva redução da densidade arbórea). Ao longo dos rios há fisionomias florestais, conhecidas como florestas de galeria ou matas ciliares. Essa heterogeneidade abrange muitas comunidades de mamíferos e de invertebrados, além de uma importante diversidade de microorganismos, tais como fungos associados às plantas da região.
O Cerrado tem a seu favor o fato de ser cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins, São Francisco e Prata), favorecendo a manutenção de uma biodiversidade surpreendente. Estima-se que a flora da região possua 10 mil espécies de plantas diferentes (muitas usadas na produção de cortiça, fibras, óleos, artesanato, além do uso medicinal e alimentício). Isso sem contar as 759 espécies de aves que se reproduzem na região, 180 espécies de répteis, 195 de mamíferos, sendo 30 tipos de morcegos catalogados na área. O número de insetos é surpreendente: apenas na área do Distrito Federal há 90 espécies de cupins, mil espécies de borboletas e 500 tipos diferentes de abelhas e vespas.
O Cerrado tem um clima tropical com uma estação seca pronunciada. A topografia da região varia entre plana e suavemente ondulada, favorecendo a agricultura mecanizada e a irrigação. Estudos recentes indicam que apenas cerca de 20% do Cerrado ainda possui a vegetação nativa em estado relativamente intacto.
Páginas
- Fluxo de escravos africanos 1800-1866
- Reinos Africanos
- MAPAS MUDO estado do Rio de Janeiro
- Carta topográfica de Araruama 1:50000
- MAPAS MUDO BRASIL e AMÉRICA
- MAPAS MUDO ÁFRICA e EUROPA
- MAPAS MUDO ÁSIA e MUNDO
- Mapa Brasil Biomas
- IDH Tabela atualizada
- Mapa IDH
- Pesos Akan
- CIEP 460: Exposição Água e Oreretama, Visitação ao CCBB; Tarcila e Campana
- C.E. Clarice : Exposição Água e CCBB: Tarcila e Campana
- CIEP 460 PARTICIPA DA OBA
- CLARICE NA RIO+20: Píer Mauá e Museu do Meio Ambiente
- COLÉGIO CLARICE: 7º ANO E UMA AULA NA E.T.E. DE ARARUAMA
- O CIEP 460 TEM MEDALHISTA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA
- CIEP 460 visita a base aeronaval da Marinha
Links de pesquisa
- Banco de rochas e minerais
- Brasil cidade por cidade (IBGE)
- Brasil estado por estado (IBGE)
- Canal de TV National Geographic
- Casa das Áfricas
- Como as coisas funcionam nas Ciências
- Cultura afro-brasileira
- Departamento de Recursos Minerais
- Domínimo Público (pesquisa)
- Empresa Bras. de Pesquisa Agropecuária
- Felinos Brasileiros
- Informações sobre ambientes brasileiros
- Informações sobre Lagoa de Araruama
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
- Instituto Estadual do Ambiente
- Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais
- Países e caracteristicas principais (IBGE)
- Pontos de interesse geológico no estado do RJ
- Revista Super interessante
- UOL textos de diversas disciplinas