São formas de representar os lugares e a Terra de acordo com técnicas cartográficas. As três mais usadas são a CILÍNDRICA, CÔNICA e AZIMUTAL ou PLANA.
#Projeção cilíndrica#
Nem todas as projeões cilíndricas são iguais. As mais conhecidas são as três a seguir:
1- Gerard Mercator (1512-1594) desenvolveu seu trabalho durante as Grandes Navegações européias do século XIV. è uma projeção eurocêntrica, ou seja, a Europa fica no meio do mapa, para mostrar sua suposta superioridade, mas também os continentes mais perto dos pólos ficam deformados e muito maiores do que são, enquanto os mais perto da linha do Equador, ficam mais próximos de suas áreas reais.
2-Arno Peters (1916-2002) considerava que os mapas eram uma das manifestações da submissão dos países subdesenvolvidos, daí combatia a superioridade dos países desenvolvidos do Norte mostrada em outras projeções baseadas na do Mercator. Assim propôs uma mapa onde todos os países deveriam ser retratados de forma mais fiel possível à sua área, destacando, assim, os países subdesenvolvidos.
3- Artur H. Robinson, com objetivo de aperfeiçoar a projeção de Mercator, criou uma projeção, em 1963, onde as linhas meridianos se encontram nos pólos, dando um aspecto mais fiel aos países. è a mais usada em Atlas.
#Projeção Cônica#
Essa projeção, por ser baseada em um cone, é mais usada para representar partes da superfície terrestre, como um trecho de continente, por exemplo.
#Projeção azimutal ou plana#
O mapa nessa projeção é cosntruído sobre um plano tangente a qualquer ponto da Terra e esse ponto será então o centro do mapa. É usada geralmente para representar os pólos. O símbolo da ONU é uma projeção azimutal do pólo Norte.
Vejamos como fica:
ONU
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Qualquer ponto ou área na superfície da Terra podem ser localizados através do cruzamento de linhas imaginárias chamadas PARALELOS e MERIDIANOS medidas em graus, minutos e segundos.
O Meridiano de origem, o 0º, é uma linha imaginária que passa pelo Observatório britânico de Greenwich e é o ponto de origem das LONGITUDES e divide a Terra em Hemisfério Ocidental e Oriental.
O paralelo de origem é a linha do Equador, 0º, que divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, considerado origem das LATITUDES.
Uma coordenada geográfica é dada por um endereço em graus onde a latitude vem primeiro e depois a longitude, indicando as linhas a serem cruzadas.
Exemplo: 25º40'50''N 120º10'20''L
Assim, a primeira parte indica a linha norte ou sul e a segunda, leste ou oeste.
FUSOS HORÁRIOS
Devido de rotação, diversos pontos da Terra apresentam diferenças de horários. A determinação da hora parte do princípio de que a Terra é redonda, mede 360º e que a rotação dura 24horas. Assim temos que 360º/24h=15º (1h)
Portanto, a cada 15º que a Terra gira, passa-se 1 hora, e essas 24 faixas são cchamadas de fusos horários. Essa padronização ocorreu no século XVIII.
ROTAÇÃO TERRESTRE
observatório de Greenwich |
MAPAS TOPOGRÁFICOS
São mapas de relevo, ou seja, que representa as altitudes de um lugar. (Lembrando: ALTITUDE é a diferença de altura entre um ponto de referência - nível do mar - e outro ponto)
Para se chegar a um mapa de relevo, é preciso primeiro confeccionar um mapa topográfico, com as curvas de nível de um lugar, ou seja, as altitudes, para depois colorir e assim poder enxergar melhor os diferentes relevos.
Curvas de nível |
O Brasil é todo mapeado em cartas topográficas de 1:50 000, como a de Araruama embaixo:
Mais de cartografia na Parte 3.