quarta-feira, 13 de março de 2013

Uma aula sobre CARTOGRAFIA: Parte 2

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
São formas de representar os lugares e a Terra de acordo com técnicas cartográficas. As três mais usadas são a CILÍNDRICA, CÔNICA e AZIMUTAL ou PLANA.

#Projeção cilíndrica#
Nem todas as projeões cilíndricas são iguais. As mais conhecidas são as três a seguir:
1- Gerard Mercator (1512-1594) desenvolveu seu trabalho durante as Grandes Navegações européias do século XIV. è uma projeção eurocêntrica, ou seja, a Europa fica no meio do mapa, para mostrar sua suposta superioridade, mas também os continentes mais perto dos pólos ficam deformados e muito maiores do que são, enquanto os mais perto da linha do Equador, ficam mais próximos de suas áreas reais.

2-Arno Peters (1916-2002) considerava que os mapas eram uma das manifestações da submissão dos países subdesenvolvidos, daí combatia a superioridade dos países desenvolvidos do Norte mostrada em outras projeções baseadas na do Mercator. Assim propôs uma mapa onde todos os países deveriam ser retratados de forma mais fiel possível à sua área, destacando, assim, os países subdesenvolvidos.

3- Artur H. Robinson, com objetivo de aperfeiçoar a projeção de Mercator, criou uma projeção, em 1963, onde as linhas meridianos se encontram nos pólos, dando um aspecto mais fiel aos países. è a mais usada em Atlas.

#Projeção Cônica#
Essa projeção, por ser baseada em um cone, é mais usada para representar partes da superfície terrestre, como um trecho de continente, por exemplo.





#Projeção azimutal ou plana#
O mapa nessa projeção é cosntruído sobre um plano tangente a qualquer ponto da Terra e esse ponto será então o centro do mapa. É usada geralmente para representar os pólos. O símbolo da ONU é uma projeção azimutal do pólo Norte.
Vejamos como fica:
 
                                          ONU



COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Qualquer ponto ou área na superfície da Terra podem ser localizados através do cruzamento de linhas imaginárias chamadas PARALELOS e MERIDIANOS medidas em graus, minutos e segundos.
O Meridiano de origem, o  0º, é uma linha imaginária que passa pelo Observatório britânico de Greenwich e é o ponto de origem das LONGITUDES e divide a Terra em Hemisfério Ocidental e Oriental.
O paralelo de origem é a linha do Equador, 0º, que divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, considerado origem das LATITUDES.

Uma coordenada geográfica é dada por um endereço em graus onde a latitude vem primeiro e depois a longitude, indicando as linhas a serem cruzadas.
Exemplo: 25º40'50''N 120º10'20''L
Assim, a primeira parte indica a linha norte ou sul e a segunda, leste ou oeste.



FUSOS HORÁRIOS
Devido de rotação, diversos pontos da Terra apresentam diferenças de horários. A determinação da hora parte do princípio de que a Terra é redonda, mede 360º e que a rotação dura 24horas. Assim temos que 360º/24h=15º (1h)
Portanto, a cada 15º que a Terra gira, passa-se 1 hora, e essas 24 faixas são cchamadas de fusos horários. Essa padronização ocorreu no século XVIII.

ROTAÇÃO TERRESTRE
observatório de Greenwich




MAPAS TOPOGRÁFICOS 
São mapas de relevo, ou seja, que representa as altitudes de um lugar. (Lembrando: ALTITUDE é a diferença de altura entre um ponto de referência - nível do mar - e outro ponto)
Para se chegar a um mapa de relevo, é preciso primeiro confeccionar um mapa topográfico, com as curvas de nível de um lugar, ou seja, as altitudes, para depois colorir e assim poder enxergar melhor os diferentes relevos.
Curvas de nível



 O Brasil é todo mapeado em cartas topográficas de 1:50 000, como a de Araruama embaixo:

Mais de cartografia na Parte 3.