quarta-feira, 13 de março de 2013

Uma aula sobre CARTOGRAFIA Parte 1

"Mostre-me um geógrafo que nãao necessite deles (mapas) constantemente e os queira ao seu redor e eu terei minhas dúvidas se ele fez a correta escolha em sua vida. O mapa fala através da barreira da linguagem." (Sauer, 1963)

Os mapas aparecem antes mesmo da escrita na História da Humanidade.
O termo cartografia foi criado pelo  historiador português Visconde de Santarém em 1839.
Os mapas têm sido uma ferramenta tão importante usada para ampliar os espaços e organizar sua ocupação que o geógrafo Yves Lacoste intitulou um de seus livros : "A Geografia serve, antes de mais nada, para fazer a guerra" , se referindo ao fato de que o conhecimento do território sempre foi fundamental para o ser humano, principalmente, para dominar.

A Cartografia  deve assegurar que um mapa responda às seguintes questões:
ESPACIAL- onde ocorre o fato - qual a forma - quais as dimensões
TEMPORAL- quando ocorre o fato
TEMÁTICO- qual o tipo de ocorrência

O mapa mais antigo que o mundo conhece é o da cidade de Ga-Sur, na região da Mesopotâmia, datado de 3800 a 2500 AC

O mapa a seguir é o do Brasil, aproximadamente de 1523 - 1525. Observe a quantidade de desenhos que se faziam no mapa além da quantidade de informações e cores; um mapa era, também quase um relatório de um local nessa época.


TIPOS DE MAPA
Os mapas podem ser divididos em três tipos: BÁSICOS, TEMÁTICOS e ESPECIAIS.

BÁSICOS são os que contém poucas informações.
TEMÁTICOS são confeccionados usando um mapa básico.
ESPECIAIS são encomendados e apenas usados por um número pequeno de pessoas, técnicos como geógrafos, biólogos, geólogos, meteorologistas, climatólogos, etc.
Exemplo de mapa básico: Balcãs político

Exemplo de mapa temático: Brasil - agricultura

Exemplo de mapa especial: Umidade relativa do ar da região sudeste-Brasil

ELEMENTOS DE UM MAPA
São elementos essenciais de um mapa:
TÍTULO , ESCALA, LEGENDA, ORIENTAÇÃO e FONTE.


#ESCALA#
É o número que indica quantas vezes uma área real está reduzida para que seja representada em uma folha de papel. São dois tipos: Numérica e Gráfica.
A escala numérica é sempre usada em centímetros, e sua configuração é 1: 50000. Se lê 1 para 50 mil (no caso). Sempre a configuração 1: estará presente para representar 1cm do papel que será igual a 50 mil cm (no caso) na realidade.

A escala gráfica é uma régua e pode ser usada para quilômetros ou metros. Sempre de 1 em 1 centímetro, significa que a cada parte da régua (1cm) será representada por um número de km ou m na realidade.

Vejamos:


#LEGENDA#
 Uma legenda revela símbolos cartográficos usados para representar elementos naturais ou geográficos e culturais como rodovias, prédios, vegetação, relevo, rios, etc.
  Há uma convenção cartográfica internacional, como, por exemplo, o uso de azul somente para água.


#ORIENTAÇÃO#
É a indicação de onde está o Norte do planeta Terra, simplesmente indicado por uma seta, ou uma seta com um N ou até uma rosa dos ventos como esta embaixo:


Mais Cartografia na aula 2. Até.