quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Placas Tectônicas

O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO (rochas derretidas). 
ASSIM SENDO, ELAS SE MOVEM  E SE DESLOCAM BEM DEVAGAR O QUE DENOMINAMOS DE  DERIVA CONTINENTAL

ALFRED LOTHAR WEGENER, ESCREVE O LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES 
E DOS OCEANOS “  EM 1915, ONDE PROPÔS A TEORIA INICIAL EXPONDO OS 
PRINCÍPIOS BÁSICOS SOBRE A HISTÓRIA DO PLANETA TERRA.


 NO INÍCIO, ERA UM SÓ CONTINENTE, A PANGEIA...

 DEPOIS, SE DIVIDIU EM GONDWANA E LAURÁSIA...


O OCEANO ATLÂNTICO VAI SURGINDO...

A ÍNDIA COMEÇA A SE DESLOCAR EM DIREÇÃO À ÁSIA...


AS CADEIAS MONTANHOSAS SE FORMAM...


A AMÉRICA CENTRAL VAI SURGINDO...


 E OS CONTINENTES SE MOVIMENTARAM ATÉ FICAR COM A CONFIGURAÇÃO QUE CONHECEMOS...

SE OS CONTINENTES CONTINUAREM A SE MOVIMENTAR COMO CONHECEMOS, DAQUI A 50 MILHÕES DE ANOS...
 DAQUI A 150 MILHÕES DE ANOS...
 DAQUI A 250 MILHÕES DE ANOS...
AS PLACAS ATUALMENTE SÃO:

AS ZONAS DE TERREMOTO ESTÃO EM VERMELHO....

 FALHA DE SAN ANDREAS, EUA, ABERTA POR SUCESSIVOS TERREMOTOS, E AINDA ESTÁ EM PROCESSO DE ABERTURA...


O ANEL DE FOGO,NO PACÍFICO, É A ÁREA ONDE OCORREM O MAIOR NÚMERO DE EVENTOS  VULCÂNICOS

História da Terra

 Há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, a Terra era apenas uma grande "bola" de fogo.
  
No início, eram apenas vulcões...
Aos poucos, a Terra se resfriou e a condensaçã​o do vapor provocou a queda de chuvas. Durante os primeiros 700 milhões de anos, a Terra era como um vulcão gigante. 
        E a atmosfera era então, formada.

 
O planeta perdeu calor, e esse resfriamento fez que com as rochas começassem a se solidificar, formando a crosta terrestre.
Enquanto o vapor de água fazia surgir as primeiras chuvas, um imenso oceano ia cobrindo toda a Terra, ainda bastante quente (há 3,8 bilhões de anos). Os oceanos primitivos possuíam cerca de  20 cm de profundidade.
A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois foi no mar que surgiram  as primeiras formas de vida, as BACTÉRIAS, que dominaram sozinhas o planeta durante quase 2 bilhões de anos, o que chamamos de Pré-Cambriano.


 Ao contarmos o tempo de idade da Terra, dividimos em ERAS, PERÍODOS E ÉPOCAS...


PALEOZÓICO

Inicia-se o Paleozóico (paleo  = antigo + zoico  = vida). A atividade vulcânica está bem menor, alternando entre períodos de calmaria e de grandes explosões em todo o planeta.
As primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, vindos dos microrganismos, os invertebrados como medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.
                                               
Os primeiros peixes, esponjas, corais e moluscos surgiram ainda no Cambriano, mas só depois, no Ordoviciano, que passaram a existir as primeiras plantas terrestres. Algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para áreas continentais, dando origem às primeiras plantas terrestres.





        TRILOBITA>






OUTROS ANIMAIS DESSA ERA...





Há 500 milhões de anos atrás, a partir da existência de uma atmosfera já bem desenvolvida, as variações climáticas começam a ocorrer com tanta frequência, que provocam sucessivas extinções em espécies recém surgidas. Procurando adaptar-se a essas necessidades, as espécies passam a apresentar partes duras (conchas, dentes, etc.) e algumas delas acabam por ser preservadas como fósseis, possibilitando a sua descoberta e estudo por uma outra espécie ainda muito distante.    
Há 430 milhões de anos atrás, finalmente os continentes são invadidos por milhões e milhões de diferentes espécies de insetos, alguns dos quais sobrevivem até hoje.
No período Carbonífero, grandes florestas  e pântanos formaram e foram destruídos sucessivamente, formando os depósitos de carvão explorados até hoje.

                                             
A Seguir, florestas e pântanos do Carbonífero, há 300 milhões de anos atrás. Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis.
 
MESOZÓICO
Entramos na Era Mesozoica que durou 180 milhões de anos. 
Surge uma imensa variedade de dinossauros, herbívoros em sua maioria, que  reinarão no planeta durante mais de 160 milhões de anos. Houve um tempo no qual o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis, os dinossauros, e esse período ficou caracterizado como o Período Jurássico, 200 milhões de anos atrás.












 OBSERVE O TAMANHO DO HOMEM, DO ELEFANTE AFRICANO E DOS DINOSSAUROS DA ERA MESOZÓICA!!!



 
Fim da era dos dinossauros, há 65 milhões de anos atrás.
Um meteoro de pelo menos 15 km de diâmetro atinge a atual península de Yukatan (México) jogando bilhões de toneladas de poeira na atmosfera. Uma grande noite irá abater-se sobre o planeta, impedindo a fotossíntese das plantas, que não poderão alimentar os herbívoros, que por sua vez não poderão servir de alimento aos carnívoros... Pelo menos a metade das espécies existentes irá ser extinta nessa grande catástrofe, inclusive todos os grandes dinossauros, abrindo espaço para que os mamíferos iniciem o seu reinado, que durará até os dias atuais...


CENOZÓICO
Início da Era Cenozóica, onde os continentes ficam da forma atual. Surgem as primeiras plantas com flores e os mamíferos se expandem.
A Era Cenozóica é a Era em que Vivemos. Depois da extinção dos dinossauros, os mamíferos dominaram a paisagem e evoluíram até os seres humanos. Se divide em dois períodos:
TERCIÁRIO e QUATERNÁRIO

Terciário             Vai de 65 até 3 milhões de anos atrás. Foi nesse período Que os mamíferos evoluíram para formas maiores, substituindo os Dinossauros. 
 














 
Há aproximadamente 4 milhões de anos surgiram os ancestrais dos seres humanos, o planeta a partir de então entrou em períodos de muito frio ocasionados pelo crescimento das geleiras, no entanto, há 11 mil anos as geleiras se fixaram nas zonas polares.
                                                      
Por volta de 150.000 anos atrás, vemos os primeiros grupos de Homo Sapiens  caçando no continente africano. Essa nova espécie sobreviveu à última glaciação e migrou apressadamente para os demais continentes. Dominou todas as outras espécies, provocando o desaparecimento de algumas delas, e começou a usar a escrita e, portanto, a fazer História.
Australopithecus Afarensis















 Quaternário    Vai de 3 milhões de anos atrás até hoje. Os mamíferos atingiram o seu auge. Foi marcada por uma era glacial que acabou mais ou menos 10.000 anos atrás.


O dodô, pássaro da ilha Maurício, extinguiu-se em meados do século XVII, depois que os humanos destruíram as florestas onde as aves faziam seus ninhos e introduziram animais que comiam os ovos postos por elas.


OUTROS ANIMAIS JÁ EXTINTOS:


FÓSSEIS VIVOS: